ATIVIDADE 3 – 2a SEMANA
Respostas:
1) Durkheim se opõe ao que diz Stuart Mill. Ao contrário de Stuart que diz que tudo aquilo que fazemos por nós mesmos e tudo o que outros querem fazer para nos aproximar da perfeição de nossa natureza, compreendendo mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro, englobando fatos inter diversos, que reunidos num mesmo vocábulo não vem sem perigo de confusão, na sua definição de educação, Durkheim diz que isso tudo e a ação dos membros de uma mesma geração é diferente da ação que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes e é essa última que unicamente nos interessa, sendo que se deve reservar a ela o nome de educação.
2) Kant diz “que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeiçãode que ele seja capaz”. Dessa definição Durkheim nos mostra que seu ponto fraco está em estar em contradição com outra regra da conduta humana, a que nos obriga a nos dedicarmos a uma tarefa, restrita e especializada. Segundo nossas aptidões, temos diferentes funções a preencher.
Pior ainda, é a definição de James Mill “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.” Durkheim nos mostra que esta fórmula deixa indeterminado o fim da educação, porque a felicidade é pessoal, cada um aprecia do seu modo.
3) De acordo com Durkheim para definir educação é preciso considerar os sistemas educativos que existem ou que tenham existido, toma-los e aprender deles as características comuns. Essas características é que constituirão a definição que procuramos.
4) Durkheim nos diz que todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, constituído no decurso da história, sobre a importância de nossas diversas faculdades, sobre o direito e o dever, a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte, toda e qualquer educação do rico e do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos. E de todos esses fatos resulta que cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral.
5) Segundo Durkheim esse “ideal” tem por função suscitar um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros e certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.
6) Durkheim conclui que a educação é para a sociedade o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência. Consiste numa socialização metódica das novas gerações. Isto é, a educação é o que nós, adultos, exercemos sobre as crianças e adolescentes que ainda não estão aptos a vida em sociedade, tendo como objetivo suscitar e desenvolver algumas características físicas, intelectuais e morais que a sociedade a qual a eles se destinem exige.
7) Durkheim nos mostra que a sociedade nos lança fora de nós mesmos, nos obriga a considerar outros interesses que não são os nossos nos ensina a dominar as paixões, os instintos, dá-nos lei, ensinando-nos o sacrifício, a privação, a subordinação dos nossos fins a outros mais elevados. Ele também nos diz que se retirasse do indivíduo tudo a sociedade lhe empresta, ele retornaria à condição de animal. Desejando melhorar a sociedade o indivíduo melhora a si próprio. A sociedade é o elo das gerações. Com essas colocações, além de outras o autor nos faz compreender que a sociedade e o indivíduo são idéias dependentes.
1) Durkheim se opõe ao que diz Stuart Mill. Ao contrário de Stuart que diz que tudo aquilo que fazemos por nós mesmos e tudo o que outros querem fazer para nos aproximar da perfeição de nossa natureza, compreendendo mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro, englobando fatos inter diversos, que reunidos num mesmo vocábulo não vem sem perigo de confusão, na sua definição de educação, Durkheim diz que isso tudo e a ação dos membros de uma mesma geração é diferente da ação que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes e é essa última que unicamente nos interessa, sendo que se deve reservar a ela o nome de educação.
2) Kant diz “que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeiçãode que ele seja capaz”. Dessa definição Durkheim nos mostra que seu ponto fraco está em estar em contradição com outra regra da conduta humana, a que nos obriga a nos dedicarmos a uma tarefa, restrita e especializada. Segundo nossas aptidões, temos diferentes funções a preencher.
Pior ainda, é a definição de James Mill “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.” Durkheim nos mostra que esta fórmula deixa indeterminado o fim da educação, porque a felicidade é pessoal, cada um aprecia do seu modo.
3) De acordo com Durkheim para definir educação é preciso considerar os sistemas educativos que existem ou que tenham existido, toma-los e aprender deles as características comuns. Essas características é que constituirão a definição que procuramos.
4) Durkheim nos diz que todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, constituído no decurso da história, sobre a importância de nossas diversas faculdades, sobre o direito e o dever, a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte, toda e qualquer educação do rico e do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos. E de todos esses fatos resulta que cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral.
5) Segundo Durkheim esse “ideal” tem por função suscitar um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros e certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.
6) Durkheim conclui que a educação é para a sociedade o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência. Consiste numa socialização metódica das novas gerações. Isto é, a educação é o que nós, adultos, exercemos sobre as crianças e adolescentes que ainda não estão aptos a vida em sociedade, tendo como objetivo suscitar e desenvolver algumas características físicas, intelectuais e morais que a sociedade a qual a eles se destinem exige.
7) Durkheim nos mostra que a sociedade nos lança fora de nós mesmos, nos obriga a considerar outros interesses que não são os nossos nos ensina a dominar as paixões, os instintos, dá-nos lei, ensinando-nos o sacrifício, a privação, a subordinação dos nossos fins a outros mais elevados. Ele também nos diz que se retirasse do indivíduo tudo a sociedade lhe empresta, ele retornaria à condição de animal. Desejando melhorar a sociedade o indivíduo melhora a si próprio. A sociedade é o elo das gerações. Com essas colocações, além de outras o autor nos faz compreender que a sociedade e o indivíduo são idéias dependentes.
1 Comments:
At 10 de outubro de 2006 às 23:13, Unknown said…
Oi Cris!
Agradeço por elogiar o meu trabalho.
O teu também tá bem legal! É bom a gente ler e refletir! Eu estou gostando muito do nosso curso e creio que você também, não é?
Algumas colegas nossas estão desanimando na caminhada! Vamos pedir à Deus que ninguém mais desista! "Ele é quem sabe os planos que tem a nosso respeito", não é mesmo?
Um bom feriadão pra você!
Beijos.
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