Cristiane Simões

domingo, dezembro 17, 2006

ECS 11

Li o texto: “A escola brasileira no final do século: um balanço”. Achei o texto muito interessante e de uma compreensão mais fácil que os outros já lidos. O autor, Paolo Nosella, que escreveu ser constantemente voltado à realidade italiana e à realidade brasileira, dividiu a filosofia da educação escolar brasileira do século XX em três momentos marcantes. Realmente, quando acompanhamos a história, da perspectiva educacional podemos observar as diferentes épocas, os diferentes momentos pelos quais a educação passou e está. Acho muito triste participar da educação estando ela numa fase tão crítica. Foi elitista, mas ainda é. Foi populista e corporativa, mas ainda é. Como disse o autor iniciou-se um questionamento profundo a respeito disso, mas ainda vemos muita hipocrisia. Criam-se leis, organizam-se comissões, escrevem-se projetos, mas no fim, poucos professores têm um acompanhamento, tem formação adequada para o desenvolvimento do seu trabalho. Confesso que não fui preparada como devia no magistério, creio que é mais uma marca do populismo e do corporativismo educacionais. Hoje também não recebo muita atenção por parte do estado para meu aperfeiçoamento, no último curso para professores alfabetizadores oferecido, apenas uma colega por município pode participar, e as outras como ficam? Creio que nós que desejamos a melhora do ensino público devemos ter consciência do que o autor nos escreve: “O desmonte dos prejuízos populistas não será fácil, nem rápido.”E, enfim, pedir a Deus que os nossos governantes, nossos políticos caiam em si e cumpram com suas reais funções.